Identidade – I parte

IDENTIDADE – I PARTE.

OS NOMES E SUA IMPORTÂNCIA

LUC. 8: 19 – 21

A Bíblia se identifica através de alguns nomes. Como tudo neste livro sagrado tem significado e relevância para a vida, gostaria de apresentar três desses nomes e seus significados e aprendermos algumas LIÇÕES DE VIDA.

  1. A PALAVRA DE DEUS – LUCAS 8: 19 – 21.

 “Vieram ter com Ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo. E lhe comunicaram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam”.

O primeiro nome: A PALAVRA DE DEUS.

Jesus estava cercado por uma multidão, como sempre. Era o início de Seu ministério e sua família ainda não estava acostumada com as multidões que O cercavam. Temiam por Sua segurança ou que fosse expulso da religião, porque falava sem temor sobre os erros dos líderes da nação e da religião. Movidos pela insegurança e medo, enviaram alguém para chamá-lo para fora da multidão onde pudessem lhe aconselhar. Ali estava sua família biológica, preocupada e tentando fazer as coisas do jeito que pensavam ser o melhor. Assim também acontece conosco; tantas vezes querendo que as coisas aconteçam do nosso jeito! Como Abraão, tentamos ajudar DEUS; não confiamos em Sua maneira de agir.

Eles ainda não O conheciam de fato, nem tinham ideia da grandiosidade de Sua missão. Jesus, então, pronuncia uma frase, que se compreendida, nos mostra o tamanho, a grandiosidade, a extensão e o alcance de Sua obra. Essa expressão mostra que nem eu e nem você fomos esquecidos pelo Mestre.

Minha mãe e meus irmãos, são aqueles que ouvem a Palavra de DEUS e a praticam.”

Veja só…! Para ser Filho de Deus, ou seja, fazer parte da família espiritual de Jesus basta seguir esse critério: Ouvir e praticar a Palavra de Deus. Interessante que encontramos expressão muito semelhante no último livro: “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”. Apocalipse 1: 3.

A família de Jesus estava ali do lado, porém, desconectada da família espiritual, aquela, para a qual Jesus veio ao mundo. Então, para ser salvo, não basta ser parente físico do SENHOR, não basta ter uma religião formal, não basta dizer que tem fé Nele, afinal, o apóstolo Tiago fala que a fé sem as obras é morta em si mesmo (Tiago 2: 14-20). Jesus Cristo diz: “Minha família, seja mãe ou irmãos, são aqueles que ouvem e praticam, ou obedecem a Palavra de Deus”.

Não estou afirmando que a mãe e os irmãos de Jesus não foram salvos, mas, que Ele nos incluiu em sua família, nos Seus objetivos e no Seu Plano de salvação. Inicialmente Sua família realmente não estava conectada. Por não compreendê-lo também não o aceitava. Depois sim… Compreenderam e o aceitaram, portanto, foram alcançados por Seu infinito amor. Mesmo Sua família biológica precisava exercer o livre arbítrio e a fé.

Hoje aprendemos a importância de compreender os nomes da Bíblia. O primeiro: A PALAVRA DE DEUS. Jesus inclui a todos como parte de Sua família espiritual, bastando para isso, estarmos dispostos a ouvir e praticar Sua Palavra. Isto significa demonstrar fé e, como consequência, por esta fé em prática na vida cotidiana.

No próximo tema, conheceremos mais dois nomes com que a Bíblia se identifica; significados e importância para nossa vida.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *