Heróis da fé

Hebreus 11: 6.

De fato, sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto aquele que se aproxima de DEUS creia que Ele existe e que se torna galardoador daqueles que O buscam”.

A maioria dos estudiosos e Teólogos aceita que o livro de Hebreus tenha sido escrito pelo Apóstolo Paulo. No capítulo 11 o autor apresenta uma lista de nomes de pessoas, aos quais são chamados de Heróis da fé.

Comumente consideramos como heróis, àqueles se sacrificam, ou põem a vida em risco para salvar a dos outros. Pessoas que vão ao mar aberto, resgatar náufragos, ou ao interior de uma caverna para salvar a vida de garotos que ali ficaram presos. Poderia descrever uma infinidade de ações realizadas por pessoas que deixam sua conveniência pessoal para dedica-la a salvar a vida dos seus semelhantes.

Paulo menciona em sua epístola aos Hebreus, uma infinidade de pessoas que viveram no passado e que, embora sendo pessoas comuns, iguais a nós, praticaram ações dignas de nota, e que deixaram exemplos de vida para nós. Há homens como Sansão, a quem DEUS concedeu força para lutar contra os inimigos do Seu povo. Homens como Davi, que ainda muito jovem teve a coragem de lutar contra um gigante para defender a honra do nome do seu DEUS; Como Salomão, a quem DEUS deu sabedoria para ensinar ao povo o melhor caminho; Como Moisés, a quem DEUS chamou para tirar Seu povo da escravidão e conduzi-lo pelo meio do deserto, depois de se deparar com o intransponível mar vermelho e atravessá-lo, movido unicamente pela fé. Menciona outros como: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Raab, Ester, Rute, Isaque, Jacó, José, Elias, Eliseu, Daniel e seus três companheiros, e a lista continua. O escritor bíblico declara: “Outros,por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra”. Hebreus 11: 36 a 38. Estes homens e mulheres entraram para a galeria dos heróis da fé, neste capítulo, não porque tinham dotes especiais, ou porque eram melhores, ou superiores, ou porque tinham mais fé que os demais humanos. Não. Entraram porque, em sua simplicidade, se submeteram ao senhorio de DEUS; confiaram Nele nos momentos mais difíceis de suas vidas. Desenvolveram amizade, comunhão, dependência e confiança nos momentos de bonança e nos momentos de aflição puderam suportar e vencer cada provação. Cada um deles ou delas deixaram exemplos de fé a serem seguidos por cada de nós.

Hoje quero demonstrar minha solidariedade a um grupo especial de heróis. Os heróis da saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes, secretários, secretárias e, todos que direta ou indiretamente trabalham para que tenhamos a garantia de tratamento e ou cura de qualquer enfermidade. Mas destaco em especial esse momento vivenciado pela humanidade. Os avisos e informações gerais por todos os meios de comunicação, é que todos se recluam, fiquem nos lares, não saiam, não corram riscos desnecessários. Estes profissionais poderiam perfeitamente também se recluir. Se esconder da pandemia, se fechar nos seus lares e ficarem só mandando mensagens pelas redes sociais. Estes profissionais são aqueles mais vulneráveis e susceptíveis a serem contagiados pelo coronavírus. São pessoas normais, que têm medos, vulnerabilidades, baixa imunidade em algum momento e que estão diretamente em contato com as pessoas contaminadas. São pessoas que têm famílias e que os aguardam em casa depois do expediente e que se tornam um potencial grupo de risco. No entanto, elas não se escondem, não fogem e estão na linha de frente lutando por nós. Colocam-se como escudo e como espada; que lutam e que defendem. Não tenho outra forma de identifica-los senão como HERÓIS DA FÉ dos nossos dias. É até possível que, por cultura ou pela educação que tiveram alguns não acreditem em DEUS. Diante do quadro mundial, hoje, não vejo alternativa a não ser confiar no TODO PODEROSO, pois a ciência, nesse momento histórico, não tem de imediato a capacidadepara salvar os milhares de vidas expostas a este inimigo invisível. Mas, nem por isso deixo de pensar nestes profissionais como Heróis da fé. Pela coragem, disponibilidade, dedicação, altruísmo, sensibilidade, fraternidade e empatia com os seus semelhantes que chegam ou chegarão aos seus cuidados ao longo dos dias, semanas ou meses em que estaremos envolvidos nesta batalha. Certamente existem muitos outros profissionais de outras áreas que também são heróis e que lutam pelo bem maior da comunidade. Mas neste momento quero me confraternizar e me sensibilizar com os profissionais da saúde a quem parabenizo e felicito por suas ações solidárias e com riscos para si mesmos. Neste momento, o que melhor podemos fazer como ato solidário a estes profissionais é fazer nossa parte, não saindo de casa, e, portanto não nos colocando em áreas de riscos e nem colocando outros também em risco. A todos os HERÓIS DA FÉ DA ÁEREA DA SAÚDE, que DEUS os abençoe e os proteja. Parabéns e obrigado por tão relevantes serviços prestados à humanidade!

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *