Guedes sugere uso de reservas cambiais para reduzir dívida pública

O ministro Paulo Guedes (Economia) sugeriu nesta 5ª feira (19.nov.2020) a redução de “1 pouco” das reservas cambiais para diminuir a dívida pública, que deve atingir 96% do Produto Interno Bruto em 2020 por causa dos gastos extras com a pandemia de covid-19.

Guedes falou sobre o tema em live promovida pelo banco Bradesco. Segundo ele, a meta do governo é reduzir o passivo já no próximo ano por meio de privatizações, desalavancagem de bancos públicos e reformas econômicas.

A expectativa é que, sem reformas, o Brasil não conseguirá equilibrar as contas antes de 2027. “Vamos privatizar e faremos tudo o que for necessário para reduzir a dívida”, declarou o ministro.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

O governo já utilizou parte dos lucros cambiais para melhorar a gestão da dívida pública. Em agosto, o Conselho Monetário Nacional transferiu R$ 325 bilhões do lucro cambial do Banco Central para a conta do Tesouro. Na decisão, o conselho disse que pode permitir a transferência de mais recursos “caso haja necessidade”.

A equipe econômica estima que a dívida geral siga crescendo mais lentamente nos próximos anos, chegando a 100,8% do PIB em 2026

Segundos dados do Banco Central, a posição das reservas internacionais em outubro, atingiu US$ 354 bilhões.

Por Redação do Sobral Pop News com informações do Poder 360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *