Grupo é preso suspeito de praticar ‘golpe da arara’, em Fortaleza

Um grupo foi preso nesta quarta-feira (14) no Bairro Parque São José, em Fortaleza, sob suspeita de estelionato. Os quatro homens envolvidos praticavam um crime conhecido como “golpe arara”, enganando vendedores de produtos.

Com eles, a polícia encontrou 125 quilogramas de castanha de caju, num valor aproximado de R$ 4,3 mil, pertencentes a um vendedor que já havia sido vítima uma outra vez do grupo criminoso, e teve um prejuízo de R$ 28 mil.

Os suspeitos foram identificados como Joaquim Ximenes de Carvalho, que já responde por estlionato; Ivanildo Borges de Sousa, com registro por estelionato e furto; José Edvaldo Moreira Viana, com passagem por responde por receptação; e Pascoal Soares Rodrigues sem registros de crimes anteriores.

Arara

Segundo o inspetor chefe do 19º Distrito Policial, Rodrigo Miyagi, os suspeitos alugavam um ponto comercial, pagando somente metade do caução. Eles entravam em contato com vendedores de mercadorias, como roupas, bebidas e alimentos e pediam para que os produtos fossem deixados no ponto alugado.

Na hora marcada para a entrega, eles ficavam com o material e convidavam o vendedor para ir com eles ao banco, onde poderiam fazer o pagamento. Durante o caminho, o grupo conseguia despistar a vítima, que quando retornava ao espaço alugado já não encontrava mais nada. Os suspeitos, então, revendiam a mercadoria roubada no mercado local.

O grupo já agia há, pelo menos, um mês. Eles foram encontrados quando um dos homens que já tinha sido vítima foi acionado novamente pelos quatro. “Ele entrou em contato com a polícia e foi orientado a colocar um rastreador dentro das caixas de castanha. Já temos o reconhecimento não só desta, mas de outras vítimas que já nos procuraram e deram a descrição dos homens”, relata Miyagi.

Os quatro homens foram levados ao 19º DP e foram autuados nos crimes de furto, estelionato e participação em organização criminosa.

G1 ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *