Governo do Ceará vai extinguir secretarias e quase mil cargos comissionados em novo mandato

O governador Camilo Santana vai acabar com 997 cargos comissionados e 25% das secretarias no seu novo mandato, a ser iniciado em 1º de janeiro de 2019. De acordo com a proposta, a administração passará das atuais 27 secretarias para 21. Cerca de mil pessoas também deixarão de atuar no Governo.

Os detalhes da proposta foram finalizados na manhã desta terça-feira (11), depois de uma reunião, no Palácio da Abolição, comandado por Camilo Santana. A mensagem com a reforma administrativa está sendo encaminhada nesta terça para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).

O Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, adiantou que três secretarias serão extintas. Gabinete do Governador, Políticas sobre Drogas e Agricultura e Pesca.

“Reforço que a de Políticas sobre Drogas vai passar a funcionar na Secretaria Executiva na Saúde. A da Agricultura e Pesca terá suas atribuições divididas entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Desenvolvimento Agrário”, disse.

Ainda segundo Élcio Batista, com o fim dos cargos, o Governo do Ceará vai economizar por ano cerca de R$ 27 milhões. “O objetivo é integrar mais o governo neste próximos quatro anos. Melhorar o resultado do trabalho que será entregue ao cidadão”, disse Élcio.

Gestão fortalecida

Algumas pastas deixarão de existir e suas funções passarão para a administração de outras secretarias que ficarão fortalecidas. A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social passará a ser denominado de Secretaria de Proteção Social, Justiça e Direitos Humanos.

Já a Sejus passará a se chamar Secretaria de Administração Penitenciária, e terá suas atribuições focadas no tema. As secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública não passaram por redução de suas atribuições.

A Controladoria Geral de Disciplinas também perde o status de Secretaria, bem como o Conselho Estadual de Educação. A Junta Comercial deixa a Secretaria da Fazenda e passa para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Por: G1-CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *