Funceme prevê fim de semana com chuva apesar de altas temperaturas no Ceará

O calor está grande, mas vem previsão de água por aí. A previsão para o fim de semana é de céu parcialmente nublado e grande possibilidade de chuva. Nas últimas 24 horas, as maiores chuvas foram registradas em Tauá, no Sertão Central e nos Inhamuns. Apesar das precipitações chuvosas, cidades como Jaguaribe e Morada Nova registraram temperaturas acima dos 39ºC.

A rede de radares da Funceme continua registrando chuvas, principalmente na porção oeste do Sertão Central, durante a manhã desta sexta. A previsão do tempo indica nebulosidade variável com eventos de precipitações no centro-norte do Ceará. Céu parcialmente nublado nas outras regiões do estado. Para o sábado (24), a previsão é semelhante. No domingo, haverá nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o território estadual.

A Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) registrou chuvas em pelo menos 26 municípios cearenses entre as 7h de quinta-feira (22) e as 7h desta sexta-feira (23), segundo a (Funceme). O meteorologista Raul Fritz explicou que as chuvas do intervalo de 24 horas deram-se por alterações atmosféricas próximo à Linha do Equador.

“As precipitações que ocorreram no Estado aconteceram devida à formação de áreas de instabilidade associadas ao um deslocamento temporário da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em direção ao litoral do Ceará”, disse.

Até o momento, o maior registro de chuva foi em Tauá, município do Sertão Central e Inhamuns, com 60 milímetros. A Funceme ainda aponta 57,5 mm em Arneiroz, 53 mm em Catarina e ainda 50 mm em Orós, todos na mesma região. Os dados ainda são parciais.

Temperatura

Apesar das chuvas entre quinta e esta sexta, determinados municípios do Estado continuaram registrando altas temperaturas. Em Jaguaribe, a máxima foi de 39,6°C e 39,1°C em Morada Nova. Conforme dados no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estas foram as maiores temperaturas do País no intervalo de 24 horas.

Por Tribuna do Ceará em Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *