Fortaleza enfrenta o Guarany de Sobral por vaga na final do Estadual

Menos de uma semana após o seu reinício, o Campeonato Cearense já conhecerá neste fim de semana os dois finalistas. A primeira definição ocorre hoje, às 18h30min, em duelo de opostos que terá transmissão exclusiva da TV Diário. Na Arena Castelão, o Fortaleza, além de superior tecnicamente, ainda tem vantagem sobre o Guarany de Sobral, o que deixa claro que o confronto é entre um amplo favorito contra um franco atirador.

Não é para menos. O Tricolor do Pici foi o dono da melhor campanha na fase classificatória, garantindo a liderança com vitória construída com autoridade no Clássico-Rei, sobre o Ceará, em que triunfou por 2 a 1. O resultado coroou o desempenho de melhor ataque do certame, com 20 gols marcados em sete partidas disputadas.

Com isso, caso a disputa termine empatada no tempo normal, irá para a prorrogação, e o Fortaleza poderá jogar por empate no tempo extra para avançar à final.

O favoritismo leonino é ainda maior pelo recente encontro entre as duas equipes. Na segunda-feira (13), Fortaleza e Guarany de Sobral se enfrentaram na mesma Arena Castelão, em partida que marcou o retorno dos dois clubes após a paralisação das atividades por conta da pandemia do novo coronavírus.

O resultado foi uma goleada acachapante e absolutamente soberana do Tricolor, por 5 a 0, com o detalhe que, na ocasião, Rogério Ceni mandou a campo time totalmente reserva.

Para hoje, porém, a tendência é que o treinador leonino escale o Fortaleza com uma mescla entre jogadores que atuaram nas duas partidas. A questão física será determinante para definir a escalação.

“É sempre uma coisa que a gente analisa, dependendo do time. É um jogo decisivo. É possível que tenhamos alterações? Com certeza é possível haver mudanças. Mas alterar drasticamente, como foi, os 11, muito provavelmente não”, disse Ceni, confirmando que a equipe que joga contra o Guarasol deve sofrer algumas trocas.

Legenda: O Guarany de Sobral tentará surpreender o Leão do Pici na Arena CastelãoFoto: Pedro Chaves/FCF

Certo é que o treinador tem quatro desfalques confirmados. O médico tricolor, Roberto Oliveira, explicou a situação do lateral-direito Tinga, do volante Nenê Bonilha, do meia Marlon e do atacante Osvaldo.

“O atleta Tinga realizou exame de imagem e foi detectado edema no adutor esquerdo. A programação de tratamento já foi iniciada na fisioterapia. Marlon iniciou fase de transição após edema na panturrilha esquerda. Já o atacante Osvaldo segue em fase de transição final por edema na panturrilha direita e o atleta Bonilha segue em tratamento por trauma na coxa esquerda”, afirmou o médico do Leão do Pici.

Gabriel Dias e Yuri César devem substituir Tinga e Osvaldo na equipe titular. Yuri, inclusive, é um dos grandes destaques do momento, com quatro gols em quatro jogos.

Em busca da zebra

Do outro lado, o Guarany de Sobral tem a difícil missão de se recuperar desta goleada e surpreender. Tarefa que é ainda mais complicada considerando que o grupo de atletas foi formado há pouco tempo e conta com vários jogadores ainda inexperientes, do Sub-20 do próprio Fortaleza e também do time de transição do Ceará, com atletas da equipe Sub-23.

Depois de receber os jogadores de Vovô e Leão, o Cacique do Vale teve apenas dois dias para treinar até a retomada do Campeonato Cearense.

Tabu

O Guarasol avançou às semifinais na 4ª posição, garantindo a vaga na última rodada, com vitória sobre o lanterna Barbalha, por 2 a 0. Autores dos gols da vitória, Rafael Carvalheira e Bolota são as principais expectativas ofensivas. O Guarany terá, ainda, que buscar uma quebra de tabu. O Cacique não vence o Fortaleza desde 2011. Nos últimos nove anos, foram 19 partidas, com 13 triunfos do Tricolor e seis empates.

Além da dificuldade técnica e tática que naturalmente irá enfrentar, o Cacique do Vale terá que superar também a questão física para tentar aprontar. Esse foi um aspecto que ficou bastante evidente como foi determinante no jogo de segunda-feira.

Ficha técnica

Campeonato Cearense – Final
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
18 de julho – 18h30

Fortaleza
Felipe Alves; Gabriel Dias, Juan Quintero, Jackson e Bruno Melo; Derley, Ederson e Mariano Vázquez; Yuri César, Romarinho e Edson Cariús. Técnico: Rogério Ceni

Guarany de Sobral
Dionantan; Zé Augusto, Marcos, Jadson e Sammuel; Lucas Bessa, Tião e Leo; Rafael Carvalheira, Tininho e Bolota. Técnico: Jorge Veras

Árbitro: César Magalhães.
Transmissão: TV Diário, Rádio Verdes Mares, Tempo Real do Diário do Nordeste e Tempo Real do GloboEsporte.com/ce

Por Redação do Sobral Pop News com informações do Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *