Foi por você também !- I Timóteo 1:15

Fiel é a Palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

Estas palavras registradas pelo Apóstolo Paulo me chamam muito atenção!

Paulo afirma que, dentre os pecadores que Jesus veio salvar, ele simplesmente é o principal.

Considerando que ele foi apóstolo de Jesus Cristo e o maior evangelista de todos os tempos; foi o maior testemunho de conversão que o mundo conheceu; transformado de Saulo, o maior perseguidor do cristianismo do primeiro século, em Paulo, o apóstolo dos gentios. Foi quem rompeu com o preconceito e exclusivismo do judaísmo para incluir também os gentios (ou, nações pagãs), entre aqueles que Jesus veio buscar e salvar.

Precisamos então analisar o que ele está nos ensinando.

  1. Antes de sua conversão ao cristianismo, seu nome era Saulo de Tarso. Chamado de Tarso porque era sua cidade natal. Ele era da seita dos Fariseus. O que significa que tinha o mais elevado conhecimento das Escrituras; sua conduta era irrepreensível aos olhos humanos. Sua fé em Deus era surpreendente! Era tão sincero naquilo em que cria que queria fazer desaparecer qualquer um que parecesse negar o nome do seu Deus.
  2. Em sua sinceridade e movido pelo conhecimento obtido através dos líderes e Mestres de sua comunidade farisaica, sendo discípulo de Gamaliel, um dos principais doutores da Lei, Saulo – tinha Jesus na conta de um falso profeta e amotinador. Então, qualquer um que admitisse ser seguidor de Jesus, era considerado fanático, amotinador e contrário à fé judaica. Isso também significava tratar-se de alguém que influenciava os fiéis judeus a afastar-se de Deus. Portanto a ordem era eliminar ou fazer retratar-se de suas crenças hereges.
  3. Depois de um encontro pessoal com Cristo, tornou-se Paulo, o apóstolo dos Gentios, ou seja, um pregador do evangelho a todos aqueles que não eram judeus, mas que também precisavam da salvação na Pessoa de Jesus Cristo.

Portanto, Paulo já havia se arrependido e se convertido ao Cristianismo, porque então se considerava o maior dos pecadores?

Primeiro Paulo afirma que Cristo veio buscar e salvar o pecador, depois afirma ser ele, o maior pecador. 

  • Considerando que Paulo foi o maior dos evangelistas, o fundador de muitas igrejas cristãs espalhadas por toda parte, fica difícil imaginar que ele era de fato o maior pecador. No entanto, era assim que ele se considerava.
  • Ao olhar para trás, ele entendia que havia sido um perseguidor dos cristãos e, pior, perseguidor do nome de Jesus. Mas Jesus o aceitou, o perdoou e o salvou.
  • Antes, ele era orgulhoso, presunçoso e confiava na sua bondade, obediência às leis e nas supostas boas obras que realizava. Mas agora, ele percebia que nada disso importava. Foi o amor de Jesus que o salvou, mesmo sendo o maior pecador.
  • O que Paulo estava dizendo éque cada um de nós, somos o maior pecador e nada que façamos por nós mesmos fará qualquer diferença para nossa salvação. Assim como Paulo, precisamos reconhecer que não somos nada e que dependemos completamente da bondade, da misericórdia e do sacrifício de Jesus para sermos perdoados e salvos.
  •  Jesus não veio a este mundo buscar santos que não precisam de arrependimento, ao contrário, veio buscar e salvar os perdidos… Dos quais eu sou o principal.
  • Paulo está dizendo que, se ele fosse o único pecador arrependido a aceitar o perdão de Cristo, Ele teria vindo a este mundo e faria exatamente tudo o que fez para salvá-lo e que Jesus faria exatamente o mesmo por mim e você também.
  •  Paulo está dizendo que DEUS nos ama individualmente e incondicionalmente e que já fez tudo o que era possível a um DEUS de amor fazer para salvar Seus filhos perdidos.

DEUS já fez tudo por mim e por você. Desde abandonar Seu trono no Céu, humilhar-se a submeter-se à condição mortal e humana, humilhar-se à condição de servo e como servo ser obediente até à morte, e morte de cruz; submeter-se a todos os maus tratos inimagináveis pelos próprios seres que Ele veio salvar.

Ele fez tudo por amorpor cada pecador. Isto inclui a mim e a você! Resta saber o que eu e você estamos dispostos a fazer por amor a Ele também!

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *