Foco de peste suína clássica é encontrado no município de Ipu

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), confirmou um foco de peste suína clássica (PSC) no município de Ipu, no Ceará. O caso foi comunicado nesse semana em comunicado a imprensa local.
De acordo com o coordenador do Programa Sanidade Suídea, Iran Maciel, a doença foi encontrada em uma propriedade familiar no distrito de Abílio Martins, localizado na zona rural do município.
Estão sendo repassadas informações em relação a manifestação do vírus e como os criadores devem agir em uma possível situação de animais doentes. Após a confirmação das suspeitas o Secretário de Saúde do município, Glaydson Martins iniciou uma força tarefa disponibilizando toda a ajuda aos técnicos da Adagri.
Os porcos contaminados serão sacrificados e destruídos e as propriedades situadas no raio de 10 quilômetros em torno do foco estão sendo investigadas.
A peste suína clássica não atinge humanos, mas causa prejuízos para os produtores, pois os porcos precisam ser sacrificados para que o vírus, que é contagioso e causa alta mortalidade entre os suínos, não chegue a animais sadios.
Sobral Pop News
Por: Avoz de Santa Quitéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *