Fernanda Lacerda, musa da Gaviões da Fiel, posa com uma cobra na quadra da escola: ‘Fiquei bem à vontade’

A musa da Gaviões da Fiel Fernanda Lacerda não teve receio nenhum de posar com um gavião – símbolo da escola – e com uma cobra de 3 metros durante o ensaio de fotos para a série do G1 “As escolas e seus enredos”, feito na quadra da escola de samba no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo.

“Eu não fiquei com medo da cobra, na verdade nesse mundo a gente está acostumado com muitas cobras por aí né (risos) e o gavião também é super dócil, então foi super tranquilo fotografar junto com eles. Acho que tem de rolar um carinho, sentir a energia do animal. Eu fiquei bem à vontade e o ensaio fluiu tranquilo”, disse Fernanda, que ficou conhecida como a ‘Mendigata’ do programa Pânico na TV.

A ideia de fotografar com a cobra foi por causa do samba-enredo da Gaviões deste ano, ” A saliva do santo e o veneno da serpente”. Trata-se de um samba de 1994 que será reencenado na avenida 25 anos depois.

Fernanda Lacerda é musa da Gaviões da Fiel — Foto: Celso Tavares/G1

“É a realização de um sonho estar aqui, sou corintiana desde criancinha”, diz Fernanda, que esse ano também é madrinha da ala das crianças da escola.

A Gaviões da Fiel é a última escola a desfilar no sambódromo do Anhembi no sábado, 2 de março.

Fernanda Lacerda é musa da Gaviões da Fiel — Foto: Foto: Celso Tavares Arte: Betta Jaworski

Cuidados com os animais

A cobra do ensaio é uma píton asiática macho de quase 3 metros e 14 quilos chamada Argus. Já o gavião é uma fêmea da raça asa de telha e se chama Gaia.

Para Fernanda, era importante também que os animais fossem bem cuidados durante o ensaio. “Acho que a gente tem sempre de se preocupar com o bem-estar do animal. O Carlão ficou do lado o tempo todo então os animais ficaram super tranquilinhos, foi super de boa”, disse Fernanda.

Fernanda Lacerda é musa da Gaviões da Fiel — Foto: Celso Tavares/G1

“São animais que reconhecem o ser humano como espécie, então eles não têm medo, aceitam o manuseio e estão acostumados com o barulho, não se estressam facilmente”, diz o criador dos bichos, Carlos Alberto Scalea, 55 anos.

Fernanda Lacerda é musa da Gaviões da Fiel — Foto: Celso Tavares/G1

“São animais regularizados junto aos órgãos competentes todos possuem um anel de identificação e chip implantado no peito”, explica Carlos.

Além da cobra e do gavião, Carlos tem arara, tucano, papagaio, coruja, jacaré, sagui, 5 mil baratas. Ele costuma participar de programas de TV com os bichos e conheceu Fernanda Lacerda na época do “Pânico”.

Fernanda Lacerda é musa da Gaviões da Fiel — Foto: Celso Tavares/G1

Melhor Carnaval

Com Sabrina Sato estreando à frente da bateria, Fernanda acredita que será o ano da Gaviões. “Esse ano não tem para ninguém, ainda mais com a Sabrina, ela é minha musa mor de todos os carnavais né, completamente inspiradora.”

Além de sambar na avenida, Fernanda diz que gosta de se divertir durante o desfile. “Eu acho que na avenida a gente tem de sambar, tem de fazer pose, tem que acenar e sentir a energia da galera, tem que ser um pouco de tudo, acho que a gente tem de se divertir”, afirma.

Fernanda promete “o melhor carnaval de sua vida” em 2019. “Vou sair com uma fantasia bem colorida para representar as emoções. Com certeza vai ser o melhor carnaval da minha vida! Só de falar eu fico arrepiada, é muita emoção. A cada ano é uma emoção diferente, é só pisar ali na avenida que meu coração já fica a mil”.

Fernanda Lacerda é musa da Gaviões da Fiel — Foto: Celso Tavares/G1
Fernanda Lacerda é musa da Gaviões da Fiel — Foto: Celso Tavares/G1
Por G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *