Em Camocim, Município manteve fotos de ex-prefeita em repartições públicas por quase um ano

Os cidadãos de Camocim que chegam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Francisco Cláudio Gomes, em busca de cuidar da saúde, se deparam com um quadro que emoldura uma foto no mínimo inusitada. Em destaque na recepção está a imagem da ex-prefeita da Cidade, Mônica Aguiar.

A manutenção de fotos de gestores nas paredes dos órgãos públicos é uma prática retrógrada, do século passado, mas persiste em muitos municípios. Se manter foto do prefeito em exercício configura uma prática em desuso, de acordo com as novas regras de governança (alvo até de decisões judiciais), acaba sendo ainda mais estranho considerar que a foto de um ex-gestor enfeite paredes de órgãos públicos no ano de 2021. 

Até porque a Cidade, no Litoral Oeste do Estado, tem uma nova prefeita desde janeiro de 2020. Betinha Magalhães (PDT) é, inclusive, aliada da ex-prefeita e do grupo político que mantém liderança na Cidade há décadas.

DEBATE NA CÂMARA 

O fato de haver fotos da ex-gestora fixada em órgãos públicos chamou a atenção de um dos vereadores da oposição na Cidade. No início do mês de dezembro, Mário Roberto (PCdoB) após visita a escolas e Unidades de Saúde, levou o tema à apreciação da Câmara Municipal.

Vereador Mario Roberto na Câmara Municipal de Camocim

Por meio de requerimento, ele pedia à Chefia de Gabinete da prefeita atual que promovesse imediatamente a substituição das imagens da ex-prefeita pela da atual.   “É preciso resolver para que respeitemos o princípio da impessoalidade na administração pública. Não pode haver culto à personalidade de determinadas pessoas no Poder Público, principalmente em se tratando de uma ex-prefeita”.MÁRIO ROBERTOVereador de Camocim

O requerimento, entretanto, acabou derrubado pela base de apoio à prefeita. A maioria dos vereadores da cidade considerou “normal” haver fotos de uma ex-prefeita fixada nas repartições públicas, em detrimento da atual. 

Por Redação do Sobral Pop News com J Oliveira / Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *