Eles eram felizes e não sabiam!

Será que iremos voltar ao passado ?

Na época dos nossos avós a agricultura era o carro feche da economia local, plantavam arroz, feijão, milho, mandioca, para a produção da farinha, As famosas( farinhadas ) tudo que se plantava, tinham grandes colheitas, criavam cabras, Bode, Galinhas, Porcos e Gados, vendiam um alqueiro (  Medir ) de arroz ou de qualquer produtos que era produzindo por eles para comprar o que não se produzia.

A vida na lida sempre foi cansativo por que tinham que levantar na madrugada para começar as tarefas de dia dia, cuidar do gado, botar água com auxilio de jumento, trazendo de cacimbas que eram feitas nas margens de um Açude ou Riacho. Depois iam para o campo colher ou prepara os roçados !

Mas, não podemos esquecer que eles compartilhavam a boca da cabaça e a rapadura na hora da merenda no meio da mata, e sempre voltavam no final da tarde para suas casas, mulheres e crianças entravam também na luta do dia dia. O mais gostoso era na hora do jantar, no começar da noite com a luz da lamparina, ouvindo as cantorias no radinho de pilha, matriarca colocava a esteira no chão da cozinha perto do fogão de lenha, começava encher os pratos e mandavam todos sentarem no chão com seu prato entre as pernas. Após o juntar tomavam a água, que desde de sedo já estava dormindo no pote de barro, o patriarcado ordenava que os filho armassem suas redes para descansar e esperar o sono chegar, o mesmo se acomodava na alcova com sua esposa. ou saudade dos velho tempos né ? Era dureza, mais ermam felizes !

Mas, o modernismo chegou trazendo o avanço das tecnologias e incentivando êxodo rural . assim contribui que entrasse em decadência a agricultura familiar da época, ficando em seus locais de origem os velhos e os novos foram ao encontro das oportunidades.

Por Redação do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *