Duplicação de via em Fortaleza dura 16 anos e rescisão de construtora paralisa obra novamente

Obra de duplicação da Avenida Sargente Hermínio foi prometida há 16 anos — Foto: Camila Lima/SVM

Obra de duplicação da Avenida Sargente Hermínio foi prometida há 16 anos — Foto: Camila Lima/SVM

O projeto de duplicação da Avenida Sargento Hermínio, em Fortaleza, foi publicado no Diário Oficial do Município em 2003. Durante os últimos 16 anos, a obra passou por uma série de entraves. Em 2018, quando a Prefeitura de Fortaleza e a Secretaria das Cidades do Governo do Estado assinaram em parceria a Ordem de Serviço foi anunciado que a requalificação teria uma nova fase a partir da segunda quinzena de outubro, contudo, segue parada.

Questionada sobre as paralisações da requalificação, a Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará informou, em nota, que houve um problema com as empresas responsáveis pelo projeto. “A empresa licitada pela SCidades rescindiu contrato e as outras construtoras que participaram da licitação não quiseram assumir a obra. Após isso, a prefeitura encarregou-se dos processos de relicitação”, explicou. Além disso, a pasta ressaltou que as obras são agora de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza.

O alargamento da via teve início em novembro de 2003 e foi paralisado várias vezes. A obra não impediu totalmente o tráfego que é intenso na região, contudo, tornou lenta e conturbada a travessia no local que é um dos grandes corredores de transportes coletivos e veículos particulares.

O trecho da Sargento Hermínio entre a Avenida José Jatahy com a Padre Anchieta foi alargado e tem quatro faixas e uma ciclovia no canteiro central. A projeção é que ocorra o mesmo no trecho entre as ruas Padre Anchieta e Olavo Bilac.

Acidentes e transtornos

Rescisão de contrato para mais uma vez obra de duplicação de avenida em Fortaleza — Foto: Camila Lima/SVM

Rescisão de contrato para mais uma vez obra de duplicação de avenida em Fortaleza — Foto: Camila Lima/SVM

Durante a paralisação, os moradores da área lidam com acidentes e transtornos no trânsito, que seria minimizado após a conclusão das obras. A previsão de conclusão é para julho de 2020. “O desejo é que a obra seja feita. Infelizmente, começaram há um ano de novo e, depois, pararam, não voltaram mais. Esse é o grande problema”, relata o dono de um depósito localizado na Avenida Sargento Hermínio, Getúlio Cunha.

Conforme o embalador Cristiano Araújo, a paralisação nas obras atrapalha a rotina dos populares. “Essa avenida é estreita, há muito carro, muito engarrafamento, tem muito acidente. Eles começaram a alargar a avenida e pararam. Entra e sai prefeito e nada acontece”, afirma.

Quando a obra foi retomada em 2018, informaram que os terrenos teriam que ser recuados para ampliar devidamente a avenida, para isso, foram destinados mais de R$ 12 milhões. A aposentada Maria Jesus não se importava de perder uma parte da entrada da casa, devido o medo de sofrer um acidente de trânsito.“É muito carro para pouco espaço”, comenta.

Por Redação do Sobral Pop News com informações do G1/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *