Duas portas e Dois Caminhos

Mateus 7: 13 e 14.

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”.

As Escrituras Sagradas falam de duas portas, dois caminhos e dois destinos. O próprio Jesus se referiu à sua existência e definiu suas características. A verdade é que toda a Bíblia faz referência somente a estes dois caminhos. Isto significa: duas opções, duas escolhas e dois estilos de vida com suas respectivas consequências.

  1. Jesus nos aconselha: “Entrai pela porta estreita”, em seguida abre parêntesis e faz referência à outra porta, outra escolha e seu consequente resultado. Fecha parêntesis, então, volta ao tema original no verso seguinte e completa Seu conselho: “Porque estreita é a porta, e apertado o caminho, que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”- V. 14. A ênfase de Jesus é a porta e o caminho estreito. Mesmo que seja, difícil, apertado, pedregoso, sofrido, mas o resultado é a vida eterna. Como Ele diz, em João 16: 33: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Jesus nunca prometeu que a vida neste mundo seria fácil e isenta de problemas, o que prometeu foi que a chegada seria segura. Portanto, ele informa que segui-lo requer coragem, fé, resiliência, altruísmo, lealdade, fidelidade, integridade, reverência, santidade, respeito, amor, pureza, honestidade, veracidade, contentamento. Realmente, escolher seguir Jesus, em um mundo onde todos estes valores são opostos, não é coisa fácil. O que existem são oposições, perseguições e preconceitos. A porta é realmente estreita e são poucos que acertam com ela, porque são poucos os que estão dispostos a adotar um estilo de vida com tão elevados valores morais e espirituais. Isto significa vida simples e útil. Amor a DEUS e aos semelhantes, com isto Jesus resumiu a importância dos Seus mandamentos, registrados em Êxodo cap. 20, e enaltecidos em toda a Escritura. Portanto, aqueles que encontram esta porta estreita, são os que com sinceridade a procuram e a buscam. A isto Jesus acrescenta: “Os que procuram encontram, quem busca acha, os que pedem recebem e ao bate abrir-se-lhe-á”. Mateus 7: 7. A porta é estreita e apertada, o caminho é árduo e difícil, mas a chegada é segura e compensa todos os desafios enfrentados na viagem: A vida eterna!
  2. A porta e o caminho largo: “(larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela)” – Jesus mencionou a título de informação, como conscientização, que nossas escolhas definem nosso destino. As portas são as opções que temos: Vida ou morte, salvação ou perdição, morte eterna ou vida eterna, a escolha é de cada um. Os caminhos representam o estilo de vida consequente da decisão e da escolha tomada. Como vimos, a porta estreita requer altruísmo e elevados valores morais, o que é difícil em um mundo onde todos querem facilidades. Libertinagem ao invés de liberdade, imoralidade ao invés de moralidade, desobediência ao invés de obediência, vaidade e ostentação ao invés de simplicidade. Considerando a própria condição humana, com uma natureza carnal, tendenciosa ao pecado e ao mal, é fácil entender porque a porta e o caminho são largos, contudo a consequência é a morte eterna.
  3. Os dois destinos: A escolha é de cada um. Vida ou morte dependerão de nossas decisões. DEUS nos deu livre arbítrio. Isto significa responsabilidade moral por nossos atos. Ninguém pode jogar em DEUS a culpa por nossos atos e escolhas. Somos responsáveis por elas. No entanto, Ele nos mostra qual o caminho que conduz à vida.

Qual será tua escolha?

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *