Duas opções, Uma Escolha!- JOSUÉ-24:15

Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: Se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos desuses dos amorreus em cuja terra habitais. Porém, eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.

A vida é constituída de uma sequencia de momentos, e de decisões em cada um deles. Continuamente precisamos tomar decisões! De quando levantamos pela manhã, até a hora do repousonoturno.

Tudo em nossa vida depende de decisões. Há pessoas que escolhem qual o pé que vai por primeiro no chão pela manhã, ao descer da cama, ou qual o pé de meia porá primeiro no calçado. O que fazer para comer, ou quais as tarefas do dia. Enfim, são as decisões que tomamos cada dia que definem o curso de nossa vida.

Há, porém, decisões que alteram todo o curso da nossa vida e que definem quem seremos no futuro, ou, o que faremos nele. Quando se escolhe qual o curso fará na Universidade, está-se definindo o destino.

Se escolher medicina, certamente o futuro será trabalhar em um hospital, ou clínica, ou mesmo em consultório particular. A vida será tratar de pessoas enfermas; o ciclo de amizades será com pessoas que estarão no mesmo ramo de trabalho. Mas, se escolhe Engenharia, ou Contabilidade, ou ramo imobiliário, o futuro será completamente diferente em cada um dos casos. Para quem está concluindo o Ensino Médio, essa é uma decisão muito importante e seu futuro depende disso.

Há também, decisões que nos afetarão para toda a eternidade, e que podem influenciar todos ànossa volta.Nesse caso, só existem duas opções e uma escolha. Você pode tomar uma decisão e como consequência herdar a vida eterna. Também pode tomar uma decisão que ocasionará a morte eterna!

Para se tomar decisões importantes e acertadas precisa-se de conhecimento, sem o qual, somos apenas como cegos tateando no escuro e sem saber o rumo a seguir.

Diante de decisões tão fundamentais, não pode simplesmente se deixar levar pelo acaso, ou pelas circunstâncias. DEUS não nos deixou às cegas. Ele tomou todas as providências no decorrer do tempo, deixando informações precisas de como devemos viver, andar, comer, vestir, falar e decidir. Deixou Sua Palavra para ser luz, mapa e um guia para conduzir-nos no caminho certo e assim chegarmos seguros onde Ele nos aguarda ansioso para nos receber como Seus filhos.

Josué era o Líder Master do povo de DEUS. Foi o substituto do grande Líder Moisés. Recebeu a grande responsabilidade de conduzir aquele imenso povo à Terra Prometida, além do Rio Jordão.

Era um homem de fé. Foi assistente de Moisés e ao seu lado aprendeu a confiar absolutamente no Seu Deus. Era corajoso e não se deixava abalar por nada. Mas como líder daquela grande nação, precisava tomar decisões continuamente. Suas decisões sempre se baseavam no “Assim diz o SENHOR”.

Josué conduziu Israel a grandes vitórias e a muitas conquistas, sempre confiando no poder de DEUS. Entre elas, à conquista de Jericó e à derrubada dos muros desta poderosa cidade.

Mas agora Josué estava idoso. Não mais demoraria até descansar no pó. Ele estava muito preocupado com o destino da nação e de comoseria depois de sua partida.

Eles continuariam servindo ao SENHOR, ou se deixariam influenciar pelas culturas mistas das nações vizinhas, que adoravam a outros deuses, feitura de mãos e imaginação humanas?

Sabia que era um povo difícil e tendencioso para o mal. Era difícil esquecer a experiência com o profeta Balaão, que influenciou o povo à idolatria e assim pecar contra o SENHOR DEUS.

O Livro de Josué é marcado por grandes vitórias, conquistas e muitas bênçãos, mas também apresenta os riscos das influências culturais das nações à volta. No capítulo 23 deste livro, Josué exorta o povo a observar a Lei do SENHOR, sob a premissa de que, somente assim, o SENHOR poderia abençoá-los e protege-los das influências pagãs.

No capítulo 24, Josué se despede do povo. Convoca toda a nação para uma renovação da aliança, ou compromisso de fidelidade com o SENHOR. Ele conhecia muito bem a cultura das nações vizinhas; os deuses que adoravam, feitos de pedra, madeira, ouro ou prata. Suas festas bacanais, de prostituição e baixeza moral. Sabia que facilmente poderiam ser influenciados e afastados do temor do SENHOR. Então inicia seu discurso de renovação da aliança assim:

Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR”. Josué 24: 14.

É bom lembrar que quando Israel saiu do Egito, da escravidão, pela forte mão do SENHOR, depois de todos os sinais feitos através de seu servo Moisés, muitos egípcios, por medo e pelas maravilhas que viram, acompanharam Israel ao deserto e foi uma péssima influência para o povo. Também é bom lembrar que o povo de Israel passou quatrocentos anos, como escravo na terra do Egito. Tempo suficiente para serem influenciados por sua cultura. Muitas gerações nascidas e multiplicadas ali, então é fácil entender porque foram influenciados.

Embora o conhecimento do DEUS verdadeiro fosse transmitido de pai para filhos de geração em geração, no entanto, como escravos, não era tão fácil acreditar apenas nas histórias contadas pelos antepassados. Sua condição, como servos daquela nação, deixava apenas a ideia de que seu DEUS era mais fraco que os deuses locais.

Mas agora, era diferente. Eles já haviam presenciado todas as vitórias e conquistas de DEUS. Desde a saída do Egito, a travessia do Mar Vermelho, água tirada da rocha, pão do céu, a coluna de fogo à noite e a nuvem escura que os acompanhara pela travessia do deserto, além de todas as maravilhas operadas pelo DEUS de Israel.

Realmente! Não havia motivos para duvidarem do amor e da proteção de DEUS! Como também não havia motivos para o abandonarem e voltarem a servir os mesmos deuses das nações vizinhas, tantas vezes comprovadamente ineficazes e falsos. Então Josué faz a proposta mais contundente, não apenas para aquele povo, mas, para todas as pessoas de todos os tempos:

Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: Se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos desuses dos amorreus em cuja terra habitais. Porém, eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”. Josué 24: 15.

Josué não apenas chamou a atenção do povo e fez tão contundente proposta, mais importante que qualquer coisa, ele deu o exemplo. Sabendo que a salvação é pessoal, individual e depende do livre arbítrio, não importando qual seria a decisão daquele povo, se renovariam ou não sua aliança de fidelidade com o SENHOR, ele, como o grande líder que era,dá o exemplo: “Porém, eu e minha casa serviremos ao SENHOR”.

Este é o apelo de DEUS que percorre por todas as páginas do Livro Sagrado! Qual a sua escolha, qual sua decisão? Continuará agarrado às tradições e à cultura do mundo idólatra, ateísta e evolucionista a sua volta, ou romperá com tudo isso e confiará no SENHOR DEUS, Criador dos céus e da terra?

São apenas duas opções, mas, somente uma escolha o levará a quem de fato pode fazer toda a diferença em sua vida.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *