Cré, Somete! – Atos 16:30-31

Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no SENHOR Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.

O texto de nossa reflexão traz as duas coisas mais importantes para todos os seres humanos!

A mais importante pergunta e a mais importante resposta.

Pergunta: “… Senhores, que devo fazer para que seja salvo?”.

Para entender o porquê da importância tão fundamental desta pergunta, precisamos fazer outra: Salvo do quê?

Não restam dúvidasde que a pior situação de uma pessoaperdida é não saber, ou, não reconhecer que está perdida!

Conta-se que em certa localidade, as pessoas gostavam de fazer piqueniques no parque florestal. Havia uma grande campina, com árvores frondosas, o que tornava um local muito apropriado. Mas, era proibido entrar na floresta, pelo risco de se perder ou mesmo de animais ferozes.

Um casal com sua filhinha, também aproveitavam as delícias do passeio e, depois de um longo e maravilhoso dia em companhia dos amigos, decidiram retornar ao lar. Sua filhinha de cinco anos de idade esteve brincando com os amiguinhos por todo o dia. Os pais, vez ou outra olhavam e monitoravam para assegurar-se de que tudo estava bem. Mas em algum momento se despreocuparam vendo que ela brincava tranquilamente, e quando a procuraram para voltar para casa, não a encontraram. Perguntaram aos amiguinhos, aos pais, mas ninguém dava notícias. Procuraram na entrada da floresta, mas em vão. Chamaram corpo de Bombeiros, polícia e todos começaram as buscas. A menina sem conhecer os riscos e perigos da floresta, começou a brincar por entre as árvores e foi adentrando sem se preocupar com nada. Depois de muitas buscas, um soldado do Corpo de Bombeiros a avistou. Ela estava muito próxima de um grande urso. Com muito cuidado e profissionalismo, conseguiram realizar com sucesso aquele resgate. Depois do caso passado, alguém perguntou àquela menina: Você estava muito perto de um grande urso, você não ficou com medo? – Ao que respondeu de imediato a menina: “Coitado do pobre urso!Ele estava tão sozinho perdido na floresta!”.

Infelizmente essa é a condição da maioria de nós. Estamos perdidos em um mundo de pecado e não nos damos conta disso. Condenados à morte eterna por uma condição inerente à nossa própria natureza. Assim, se não conhecemos nossa condição de perdidos, também não sentimos a necessidade de um Salvador. Consequentemente não O buscamos, e pior ainda, não queremos sequer buscar o conhecimento que pode abrir os nossos olhos para percebermos quão longe nos encontramos na floresta encantada do pecado.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8: 32.

Paulo e Silas haviam sido açoitados e presos pelos líderes religiosos, por estarem pregando o evangelho de Cristo. Na prisão, continuaram pregando para os presos e cantavam louvores a DEUS, quando, por volta da meia-noite, houve um grande estrondo e um grande tremor; as portas da prisão se abriram todas;o carcereiro estava cochilando, vencido pelo cansaço, e com o tremor acordou atordoado.Vendo as portas das celas abertas, pensou terem fugido todos os presos.

Pelo peso da responsabilidade de ter que prestar contas pela fuga, pegou a espada na intenção de tirar a própria vida. Paulo e Silas bradaram de dentro da prisão dizendo: Homem, não te faça nenhum mal, estamos todos aqui.

O Carcereiro, ainda trêmulo, faz a mais eloquente pergunta: “Senhores, que é necessário que eu faça, para que seja salvo?”.

Essa também, pode ser a pergunta de milhares de pessoas, que sentindo sua própria indignidade, sintam no coração o desejo de salvação. Mas, como o carcereiro, pensam que podem fazer alguma coisa para serem salvas. Então vem, a não menos eloquente resposta:

Crê no SENHOR JESUS e serás salvo tu e tua casa”.

Quem está perdido, está perdido! Não pode salvar-se sozinho! Do contrário não estaria perdido. Quem está perdido precisa de salvação fora de si; precisa de um Salvador. Mas, quando o resgate vem, eu preciso acreditar que é o meu resgate. Preciso aceitar e confiar em quem veio me buscar. Ele conhece o caminho de volta e me conduzirá em segurança.

A resposta foi: “CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO TU E TUA CASA”. Não precisamos fazer nada. Não precisamos pagar indulgências, não precisamos de obras meritórias, nem mesmo de obediência à Lei, ou qualquer outra coisa. A resposta é simples e clara: “Crê, somente”.

Jesus não espera que eu primeiro realize muitas boas obras, abandone todos os pecados, me transforme em um santo; obedeça a todos os mandamentos e depois vá até Ele pra poder me aceitar. De forma alguma. Ele espera que eu O aceite do jeito que sou e do jeito que estou. Como o Pai do filho pródigo, Ele me espera de braços abertos, me abraça e me diz: “Meu filho, você estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”. (Lucas 15: 24). O Pródigo, não precisou tomar um banho, trocar de roupas, por o anel de filho no dedo e sandálias nos pés. O Pai o abraçou como estava e o perdoou ali mesmo. Mas isto não significa que o filho continuou sujo e com as roupas sujas. Depois do perdão, veio à transformação. As roupas limpas, o banho, as sandálias, a festa, o alimento, foram providenciados pelo Pai após o perdão.

Assim, Jesus nos aceita como somos e como estamos, mas precisamos aceitar o que vem depois do perdão e aceitação. Precisamos aceitar o novo estilo de vida, próprios de uma vida transformada por Jesus. A vida suja pelo pecado, as roupas sujas pelo estilo de vida longe de DEUS, em transgressão à Sua Lei, são substituídas pelo novo estilo de vida, agora com Jesus. Nossa gratidão pelo perdão deve nos levar a render nossa vida e nossas vontades a Ele. Nossa obediência e novo estilo de vida, não serão movidos pelo desejo de salvação, mas sim pela gratidão e amor por termos sido salvos por Ele.

Uma vez salvos e transformados, nosso novo modo de viver será o maior testemunho para que nossa casa (família e amigos)tenha o mesmo desejo pela salvação.

Crê no SENHOR JESUS e serás salvo, tu e tua casa”. Atos 16: 31.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *