Confusão antecipa fim do Fervo da Lud e causa correria no Centro do Rio

Uma confusão encerrou o bloco Fervo da Lud, no Centro do Rio, uma hora e meia antes do previsto. Um tumulto provocou correria perto das 12h30 desta terça-feira (5), quando Ludmilla se apresentava para uma multidão.

Ainda não se sabe o que causou a confusão. Aparentemente, uma briga se tornou generalizada e parou a festa que reunia 1,5 milhão de pessoas naquele momento, segundo a organização. A polícia usou bombas de efeito moral, gás de pimenta, gás lacrimogênio e cacetes contra foliões(veja acima).

A Polícia Militar ainda não divulgou números, mas ao menos uma pessoa foi detida. A GloboNews registrou o momento em que agentes de segurança usaram violência para imobilizar um folião que resistia à prisão e chegou a avançar contra os policiais.

Após ser agredido e derrubado no chão, o homem foi algemado e levado para a viatura da PM, com o rosto sangrando.

Os policiais também fizeram um cordão de isolamento em volta do trio elétrico onde estão a cantora e seus convidados.

Bombeiros civis informaram ter feito 130 atendimentos durante todo o bloco. Destacaram que, após a confusão, uma criança, de aparentemente 3 anos de idade, inalou gás lacrimogênio e foi socorrida desacordada. A princípio, nenhum caso de maior gravidade foi registrado.

Às 13h20, o clima ainda era de muita tensão na região. O público se dispersava aos poucos, mesmo com o bloco declarado encerrado. Às 13h45, a situação já estava mais calma e a grande maioria do público já havia dispersado.

Esta é a segunda edição do Fervo da Lud, que logo na estreia, no ano passado, já havia reunido milhares de foliões. A expectativa era que o bloco tivesse o maior número de foliões do carnaval do Rio.

Homem é imobilizado por policiais durante o bloco Fervo da Lud, no Rio — Foto: Reprodução/GloboNes
PMs intervieram na confusão no meio do Fervo da Lud — Foto: Carlos Brito/G1

Início do bloco

Ludmilla chegou na concentração do bloco por volta das 10h30. Uma verdadeira multidão já a aguardava na avenida. Segundo os organizadores do bloco, havia cerca de 500 mil pessoas no local antes da chegada da cantora.

Ludmilla comandou o Fervo da Lud, que chegou à segunda edição no carnaval 2019 — Foto: Carlos Brito/G1
Ludmilla contou com convidados especiais no alto do trio elétrico para ajudar a animar ainda mais a multidão — Foto: Carlos Brito/G1

A cantora investiu em um figurino inspirado na tradição egípcia. Segundo ela, a escolha foi feita para homenagear o povo negro.

“Eu me preocupo muito com a representatividade do povo negro. Por isso, escolhi o tema egípcio para o desfile deste ano, uma terra onde todos eram negros”, disse a cantora ainda no hotel onde se preparou para o desfile.
Multidão aguarda início do Fervo da Lud, no Centro — Foto: Cecília Flesch/GloboNews

O Fervo da Lud contou com convidados especiais. Entre eles, Gracyanne Barbosa, madrinha do bloco. A musa fitness posou para fotos em um hotel de Botafogo horas antes de seguir para o trio elétrico.

Madrinha do bloco Fervo da Lud, Gracyanne Barbosa está pronta para o desfile no Centro do Rio. — Foto: Carlos Brito/G1

Outras presenças esperadas pela cantora eram Cris Vianna, Boca Rosa, Thayana OG, Lorena Improta, Matheus Mazzafera, Rafael Zulu, Aline Riscado e Pedro Scooby. Para ajudar a animar os foliões, ela ainda convocou Luísa Sonza, Lexa, Belo e Renan da Penha.

Ludmilla contou com convidados especiais para agitar seus fãs no bloco Fervo da Lud, no Centro do Rio — Foto: Carlos Brito/G1

Madrinha do bloco Fervo da Lud, Gracyanne Barbosa está pronta para o desfile no Centro do Rio.  — Foto: Carlos Brito/G1
Por G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *