Com baixa procura, agentes de saúde levam vacinas até a casa das pessoas de grupos prioritários em Fortaleza

Apenas 70% das pessoas dos grupos prioritários para tomar a vacina contra a gripe foram imunizadas em Fortaleza até a sexta-feira (31). Com a prorrogação da campanha, agentes de saúde do município saíram às ruas neste sábado (1º) levando doses para esse público alvo e tentar alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Na sexta, que seria o último dia para essas pessoas tomarem a vacina nos postos de saúde, foi anunciada a prorrogação da campanha nacional de imunização, que agora vai até o dia 14 de junho.

As equipes volantes da prefeitura estão atuando em bairros “onde houve menor sucesso nas imunizações, conforme explicou a coordenadora das regionais de saúde de Fortaleza, Aline Gouveia. “Às vezes, no mesmo bairro, tem uma parte em que as pessoas se vacinaram, mas temos alguns pontos onde não foram se vacinar”, disse.

Procura pequena

Neste sábado, há 29 pontos fixos onde há vacinação na capita, mas a procura foi pequena durante a manhã. A costureira Aline Sousa, mãe do Lucas, que está no grupo prioritário, aproveitou o primeiro dia da prorrogação da campanha para imunizar o filho. “Eu trabalho e não tive como vir antes, mas como tinha que dar [a vacina], aproveitei e vim logo”, disse.

Aline Sousa, mãe do Lucas, aproveitou o primeiro dia da prorrogação da campanha para imunizar o filho em Fortaleza — Foto: Halisson Ferreira/SVM

Aline Sousa, mãe do Lucas, aproveitou o primeiro dia da prorrogação da campanha para imunizar o filho em Fortaleza — Foto: Halisson Ferreira/SVM

Durante a semana, haverá mais locais de vacinação abertos na cidade. “Estaremos com 113 postos de saúde [vacinando] de segunda a sexta, de 7h às 19h. E nos finais de semana, abriremos alguns postos pra que a gente consiga atingir a meta e imunizar a população alvo”, ressaltou Aline Gouveia.

Os grupos prioritários compreendem crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias de pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

A Usina de Itaipu amanheceu neste sábado (1º) com uma das calhas do vertedouro aberta. A grande quantidade de chuva nos afluentes do Rio Paraná nos últimos dias, aumentou o volume de água no reservatório da usina.

G1 Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *