Chuva abre cratera que divide avenida em área nobre, alaga túnel e causa acidentes em Fortaleza

A chuva que cai em Fortaleza, desde a noite desta terça-feira (11), abriu uma cratera no cruzamento da Avenida Abolição com a Rua Tibúrcio Cavalcante, no Bairro Meireles. O asfalto cedeu em uma obra inacabada da prefeitura e deixou a avenida dividida em duas partes. A chuva também alagou um túnel e derrubou árvores em outros bairros da capital cearense entre a noite de terça e a manhã desta quarta-feira (12).

Três carros caíram na cratera da Avenida Abolição durante a madrugada desta quarta-feira. Os condutores foram surpreendidos pela cratera, que cruza toda a via.

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) foram ao local para orientar o tráfego e sinalizar um desvio feito na via. Já no início da manhã, um longo congestionamento se formou na avenida.

Alguns motoristas foram surpreendidos pela cratera na Avenida Abolição, em Fortaleza — Foto: Reprodução/SVM

Alguns motoristas foram surpreendidos pela cratera na Avenida Abolição, em Fortaleza — Foto: Reprodução/SVM

Técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também foram ao local. No entanto, os profissionais constataram que a obra era responsabilidade da prefeitura.

Mais tarde, a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira, esteve no local para avaliar a situação. Segundo ela, a obra tinha como objetivo realizar a drenagem de um ponto de alagamento comum no cruzamento, ligando o escoamento com o realizado na requalificação da Avenida Beira-mar.

“A chuva carregou todo esse material superficial e por isso abriu esse buraco”, explicou. Segundo ela, entretanto, a obra não foi danificada. “Não tem problema nenhum com a drenagem existente. Ela hoje não está operando porque precisa a drenagem da Beira Mar está concluída”, disse.

O fluxo de veículos na Avenida Abolição foi liberado nos dois sentidos ainda nesta manhã. A via foi desbloqueada depois de obras de drenagem da avenida na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante.

Túnel alagado

As precipitações também alagaram mais uma vez o túnel da Avenida Borges de Melo. Quatro motoristas tentaram passar com seus carros e ficaram no meio do caminho. Ao se deparar com o alagamento, os condutores frearam bruscamente e causaram pelo menos três acidentes. Ninguém ficou ferido.

Segundo os motoristas, não foi possível parar os veículos devido à pista molhada. De acordo com testemunhas, o nível de água subiu muito rápido dentro do túnel.

Carros ficam em alagamento no túnel da Avenida Borges de Melo em Fortaleza — Foto: Halisson Ferreira/Sistema Verdes Mares

Carros ficam em alagamento no túnel da Avenida Borges de Melo em Fortaleza — Foto: Halisson Ferreira/Sistema Verdes Mares

“Não estava muito alto o nível da água, e subiu rápido demais. Não tem onde essa água escoar. Dentro do carro está cheio de água. Pior que o carro nem é meu, é alugado. Então o prejuízo é que não vou trabalhar com o carro parado”, relatou o motorista de aplicativo Wagner Macário.

Já na Rua Mires Marinho, no Bairro Curió, uma árvore caiu por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira. De acordo com um morador, a árvore está em uma praça em construção e por pouco a árvore não atingiu residências próximas ao local.

“Eu escutei o barulho, por pouco não pegou nessas duas residências. A árvore é muito grande” relatou o morador.

Previsão

A previsão para o Ceará é que continue chovendo ao longo do dia. De acordo coma previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há um sistema indutor de chuvas nas áreas localizadas no centro-norte do Ceará, principalmente sobre a faixa litorânea. O fenômeno, segundo o órgão, é comum neste período pós-estação chuvosa.

A tendência é de que o Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) leve chuvas a mais de 50% da área centro-norte do Ceará. Já de acordo com o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de chuva é de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

G1 Ce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *