Ceará receberá vacina de Oxford/AstraZeneca contra Covid ‘nos próximos dias’, diz Camilo.

Brasil vai receber lote de dois milhões de doses da vacina desenvolvida em parceria entre a universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZêneca. Produto é fabricado na Índia.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (22) que o estado vai receber parte das doses de vacinas contra a Covid-19 que o Brasil adquiriu da Índia. O avião que transporta o produto chega nesta sexta ao Brasil, mas não há uma data definida de quando a vacina será distribuída para os estados.

Camilo diz que o Ceará receberá o lote “nos próximos dias”. Conforme o governador, a confirmação foi feita após conversa com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

“Farei todo o esforço necessário para agilizar essa imunização dos cearenses. Enquanto a vacina não chega para todos, devemos continuar tomando os cuidados para evitar a contaminação”, disse Camilo Santana. (Veja a íntegra da mensagem do governador abaixo.)

Vacinas de Oxford e Coronavac

Eficácia das vacinas que podem chegar ao Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Eficácia das vacinas que podem chegar ao Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Ceará já recebeu cerca de 220 mil doses da Coronavac, que já são aplicadas em todas as cidades do estado. A Coronavac foi desenvolvida na China e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

O lote que vem da Índia é de um imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. No Brasil, a Fiocruz também fabrica o produto.

As duas vacinas têm eficácia comprovada e são aplicadas em diversos países de forma emergencial. Ambas foram autorizadas pela Anvisa para aplicação emergencial no Brasil.

Eficácia das vacinas que podem chegar ao Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Eficácia das vacinas que podem chegar ao Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

As vacinas já disponíveis de Coronavac no Ceará são insuficientes para imunizar os grupos prioritários da campanha, formados por:

  • Trabalhadores da saúde: 182.907 pessoas
  • Idosos que vivem em asilos: 163.691

Leia a mensagem na íntegra do governador Camilo Santana:

“Informo aos cearenses que nosso estado deverá receber novo lote de vacinas da Covid nos próximos dias. Dessa vez será a vacina de Oxford/AstraZeneca. Conversei ontem com o ministro Pazuello e com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, sobre esse processo de distribuição.

“Falamos, ainda, sobre a produção e aquisição de novas doses. Farei todo o esforço necessário para agilizar essa imunização dos cearenses. Enquanto a vacina não chega para todos, devemos continuar tomando os cuidados para evitar a contaminação.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

“Houve aumento considerável de casos e, somente com a prevenção, conseguiremos evitar que esse aumento continue e evitar que mais cearenses percam a vida.”

Por redação do Sobral Pop News, com informações do G1 CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *