Brasileiro que invadiu Capitólio dos EUA é condenado a liberdade condicional e multa

Eliel Rosa fez parte do grupo de apoiadores de Donald Trump que entrou á força no Congresso americano durante contagem dos votos, que tornou Joe Biden presidente.

Um brasileiro que participou da invasão ao Capitólio, sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos, foi condenado pela Justiça americana a cumprir um ano de liberdade condicional, pagar multa de US$ 500 (pouco mais de R$ 2.700) e prestar 100 horas de serviços comunitários. A sentença foi publicada na última terça-feira (12).

Eliel Rosa fez parte do grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que entrou à força no Congresso em 6 de janeiro, durante a contagem dos votos da eleição presidencial, que deu vitória ao democrata Joe Biden. Cinco pessoas morreram no tumulto.

De acordo com a investigação do FBI, Rosa viajou do Texas para Washington, motivado por um post de Trump no Twitter, em que o republicano convocava apoiadores a uma manifestação, alegando fraude nas eleições. Ele teve a companhia de uma amiga, Jenny Cudd, que também participou do protesto.

Cenas de barbárie no capitólio foram resultado de mobilização começada no fim do ano passado

Cenas de barbárie no capitólio foram resultado de mobilização começada no fim do ano passado

A invasão aconteceu durante a sessão que referendava a vitória de Biden na disputa presidencial. Momentos antes, Trump discursou aos apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral.

Rosa e Cudd entraram no Capitólio por volta das 14h35. À polícia, o brasileiro contou que ouviu tiros, estrondos e sentiu cheiro de gás lacrimogêneo.

Ele foi fotografado dentro da sede do Legislativo e também aparece em imagens de câmeras de segurança. Rosa chegou a postar no Facebook um registro, em que aparece ao lado da amiga dentro do Capitólio.

O brasileiro foi indiciado por obstrução de procedimento oficial, entrar e permanecer em um prédio ou terreno restrito e conduta desordenada e perturbadora. O inquérito do FBI não fala em atos violentos ou danos causados por ele no Congresso.

Por redação do Sobral Pop News com J Oliveira / Fonte: G1/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *