Baleia jubarte é vista nadando pela costa de Fortaleza na tarde deste sábado (17)

Uma baleia da espécie jubarte foi avistada por volta das 13 horas deste sábado (17), na costa de Fortaleza. O registro do animal nadando pelas águas próximas ao Iate Clube, no Mucuripe, foi compartilhado por curiosos nas redes sociais. 

De acordo com especialistas, o mamífero não costuma ser observado na Capital. Esses animais têm por hábito deixarem a Antártida e nadam milhares de quilômetros todos os anos.

A migração ocorre para poderem acasalar em águas mais quentes, como em Abrolhos, na região sul da Bahia, onde se reproduzem. 

De acordo com a bióloga e Técnica de Resgate do Programa de Mamíferos Marinhos da Aquasis, Letícia Gonçalves, não é possível afirmar o que levou esta baleia a aproximar-se da costa. Mas a hipótese é de que se tratava de um animal juvenil, de até um ano, realizando sua primeira migração. 

“Há grande possibilidade de ter se desorientado e/ou se perdido do seu grupo”, explicou. Os animais adultos desta espécie podem chegar até os 16 metros

Ela explica que a temporada de jubartes, no Brasil, compreende o período de junho a outubro/novembro.

“A maior quantidades  de grupos se concentram no litoral baiano e capixaba. Até o momento, acredita-se que os animais que são encontrados aqui, na região, estejam somente de passagem para esses locais de maior concentração”, observou. 

Por Redação do Sobral Pop News com Emily Aragão / Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *