Aviões da FAB levam geradores para o Amapá; cidade está em seu 5º dia de apagão

A Força Aérea Brasileira (FAB) mandou para o Amapá aeronaves com toneladas de equipamentos necessários para reestabelecer a energia elétrica no Estado, que segue em seu quinto dia de apagão. As aeronaves transportam máquinas de purificação de óleo e geradores para Macapá (AP). A missão começou ontem e deve terminar neste sábado, 7. O fornecimento de energia foi retomado na maior parte dos bairros da capital e em algumas áreas do município de Santana, Região Metropolitana de Macapá, mas na Zona Oeste a energia ainda não voltou.

O transformador avariado pertence à empresa concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), controlada pela espanhola Isolux, e foi totalmente destruído. Como outros dois equipamentos também foram danificados, não houve possibilidade de reaproveitamento das peças para religamento da subestação.

O apagão levou o Governo do Estado a decretar situação de emergência. Pessoas estão perdendo alimentos em virtude da falta de refrigeração e gêneros básicos começam a faltar nos mercados. Uma das poucas panificadoras da Capital que ainda funcionam concentra longas filas na entrada. O estabelecimento decidiu limitar a quantidade de pães por cliente.

Além disso, as pessoas têm dificuldade de fazer compras de forma eletrônica por falta de internet estável e energia para carregar as máquinas de cartão. Os consumidores precisam sacar dinheiro para fazer compras, mas o apagão também não permite saques em caixas rápidos. Os principais hospitais do Estado estão operando à base de geradores a óleo diesel.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o restabelecimento das condições normais de abastecimento energético deve levar 30 dias. Ele esteve com o governador Waldez Góes para tratar da crise de energia.

Segundo afirmou o ministro na quinta-feira, havia expectativa de que fossem reestabelecidos de 60% a 70% do abastecimento de energia elétrica no Amapá no mesmo dia. Além do conserto dos geradores danificados, o governo tem providenciado o envio de geradores.

Por Redação do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *