Ao pó tornarão – Eclesiastes 3: 19-20

Eclesiastes 3: 19-20

Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: Como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão”.

O pó da terra é o destino de todos os homens. No pó todos se igualam. Tanto o rico quanto o pobre; o negro e o branco, o amarelo e o pardo; o gordo e o magro. Segundo o sábio Salomão, no pó, o homem se iguala até aos animais. “O que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais…, como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem sobre os animais; porque tudo é vaidade” Eclesiastes 3: 19-20.

O Homem e os animais foram feitos do barro. Um foi modelado pelas mãos do Criador, os outros, criados a partir de uma ordem de Deus, contudo, o material usado foi o mesmo: O pó e o sopro de Deus. Não há nenhuma diferença: “Como morre um, assim morre o outro”.

Diante da morte, ninguém é melhor do que ninguém: “Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica quanto ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Este é o mal que há em tudo o que se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo”. Eclesiastes 9: 2-3.

Considerando que todos têm o mesmo caminho a percorrer: Nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer. Porque eu deveria pensar que sou melhor que o meu irmão, se ambos são pó e irão para o mesmo lugar? Porque o orgulho, a vaidade e a presunção? “Todos são pó, e ao pó tornarão”!

Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” – “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” Eclesiastes 9: 6 e 10.

A verdade é que não há nenhum motivo para o orgulho ou presunção. Somos todos iguais diante de Deus e prestaremos contas com Ele por todas as nossas ações (Ecles. 12: 13-14).

Por Lindomar Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *