Alimentação pode ser um importante aliado na luta contra o Alzheimer

No dia 21 de setembro é o dia mundial do Alzheimer. A doença é a forma mais comum de demência no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, é responsável por 50% a 80% dos casos de demência e atinge com mais frequência idosos.

Estudos recentes mostram que uma alimentação saudável é muito importante para o bem-estar, a disposição física e até para a cognição. Em 2006, por exemplo, uma pesquisa feita pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, analisou 2,2 mil pessoas por quatro anos e descobriu que a dieta mediterrânea pode reduzir os riscos de Alzheimer em até 40%. Segundo a nutricionista Gabriela Avvad alguns alimentos podem ajudar na prevenção da dieta:

“Todos aqueles alimentos que contém potentes antioxidantes ajudam na redução e prevenção dos danos aos  neurônios.  Além de impedir a formação da placa senil, característica da doença e que impede a comunicação entre os neurotransmissores.  São esses:  ômega 3, selênio, zinco,  vitaminas A,C,E, Complexo B. Alimentos fontes:  Salmão (Omega 3, selênio, B12, B6), Castanhas (selênio, vit E, B1),  Frutas cítricas( vit c), ovos  (B12,Vit D, B12), grão de bico (B1,B6),  Vegetais verde escuros (Vit E e Complexo B)”.  A nutricionista ressalta ainda que o consumo deve ser feito ao longo da vida para que seja eficiente.

Presente no cotidiano da maioria dos brasileiros o feijão também é um importante aliado na dieta de quem quer previnir o Alzheimer. A especialista explica que por ser rico em vitamina B1,  B6 e acido fólico, além de ferro, o alimento ira atuar na cognição, na neurotransmissão e estão relacionadas com a diminuição da homocisteina que em altas concentrações aumenta o risco de desenvolver a doença. Bebidas como café e vinho também estão liberadas:

“O Vinho é rico em resveratrol,  que desempenha um papel especifico nas prevenção das doenças neurodegenerativas,  porque inibem a acumulação de placas β amiloide(senis). Já o café possui um composto chamado fenilindanos, que surgem do processo de  torrefação dos grãos de café são apontados em pesquisas que podem inibir duas proteínas, chamadas  β amiloide e Tau”, orienta a nutricionista.

Gabriela ainda aponta alimentos que devem ser cortados da dieta de quem quer prevenir a doença.

“Alimentos de alta carga glicêmica como doces,  produtos industrializados , farinhas brancas, refrigerantes,  fast food em geral, álcool. Esses alimentos levam  o aumento e a resistência a insulina. Esses alimentos s causam uma inflação sistêmica e a produção de mediadores inflamatórios que se propagam até o Sistema Nervoso Central  ocasionando alterações nas funções encefálicas”.

Resultado de imagem para Alimentação pode ser um importante aliado na luta contra o Alzheimer

Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *