A lei de Deus 6º mandamento

Não matarás”. Êxodo 20: 13.

Não é interessante que este pequeno mandamento, embora, não menos importante, esteja exatamente no centro do Decálogo?

Quem nos concede a vida? Quem a mantém? Quem tem poder e autoridade sobre a vida e a morte? Como mencionado anteriormente, os “não” de DEUS são um muro de proteção à nossa volta, e, o sexto mandamento é o que protege a vida.  

A palavra que define este mandamento é AMOR. Está no centro do Decálogo, porque é a própria essência do caráter de DEUS. A ênfase deste mandamento está no AMOR. Quem ama não mata, não faz mal ao próximo, não lhe deseja mal e não faz nada intencionalmente, que venha a lhe magoar ou prejudicar.

Este mandamento vem de encontro a tudo o que este mundo vive e ensina: Ódio, vingança, maus tratos, servidão, ofensas e tudo o que naturalmente faz parte da natureza humana. Quando DEUS diz: “NÃO MATARÁS”, está simplesmente nos ensinando a amar ao próximo como a nós mesmos. Está dizendo que não devemos fazer, falar ou pensar nada do próximo que não gostaríamos que fosse feito a nós mesmos.

Jesus fez uma nova abordagem deste mandamento ampliando seu significado. Ele diz: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”. João 13: 34.

Jesus veio a este mundo para fazer a diferença fazendo tudo diferente. Seus ensinos eram contrários aos dos líderes religiosos de Seu tempo. Suas atitudes, sua maneira de falar e agir, eram bofetadas naqueles líderes, que agiam por interesse, e não por amor. Jesus era de fato o Rei, mas, veio para servir; os líderes eram servos, mas agiam como se fossem reis.

Jesus não os condenava pelo que ensinavam, mas por ensinarem e forçarem as pessoas a ser o que eles não eram. Sua hipocrisia era denunciada quando as pessoas olhavam para Jesus e percebiam que Sua autoridade consistia em ser e viver o que ensinava. Naturalmente, quando Jesus lhes deu um novo mandamento, foi com base no Seu próprio exemplo.  

Pense! Como seria este mundo, se todos nos amássemos verdadeiramente? Um mundo sem maldade; este seria o resultado e é exatamente este o mundo que DEUS tem preparado para os Seus filhos. Depois de uma visão da descida da cidade santa, a Nova Jerusalém, o Apóstolo João, informa:

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. Apocalipse 21: 4.

Quantos filhos sem seus pais! Quantos pais que perderam seus filhos ainda pequenos ou bem jovens! Alguém comentou: “Um filho jamais deveria morrer antes dos seus pais”. Quantas lágrimas derramadas pela perda de um ente querido, quanto sofrimento desnecessário, e na maioria das vezes simplesmente pela falta de amor.

As prioridades neste mundo são invertidas. As pessoas amam as coisas e desprezam o próximo. Pelo amor a coisas são capazes matar, de passar por cima de todos os valores morais, apenas para conseguirem o que desejam. “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. I Timóteo 6: 10.

O sexto mandamento simplesmente ordena: “Não matarás”. Êxodo 20: 13. Mas, Jesus amplia: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo”. Mateus 5: 21 e 22.

Os anciãos e líderes da nação tinham concepções equivocadas da Lei de Deus e a interpretavam segundo suas próprias conveniências. Jesus desfez tais interpretações e coloca Sua Lei no seu devido lugar:

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque Ele faz nascer o Seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Mateus 5: 43-48.

Veja que Jesus não está dizendo que devemos ser perfeitos nunca cometendo erros, mas sim, seguindo Seu exemplo, amando ao próximo como a nós mesmos. Isto não significa guardar somente o sexto mandamento, mas é o âmago da Lei que é o próprio caráter de DEUS traduzido em vocabulário humano.

Realmente, você pensou bem! Neste mundo é impossível que o ódio e o mal deixem de existir, e reine somente a paz e o amor. Infelizmente são poucos aqueles que desejam aceitar os ensinos do Mestre da Galileia. Mas, DEUS não espera que todos o aceitem, embora o convite seja para todos! Mas, espera que eu faça a minha parte. A salvação é individual. Assim como Jesus fez a diferença, eu e você podemos fazer, basta usarmos a insígnia que Ele nos confiou: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. João 13: 35.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *