A lei de Deus – 4º Mandamento

ÊXODO 20: 8 – 11.

Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu DEUS; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”.

Este é o único mandamento da Lei de Deus que começa com a palavra: Lembra-te! Isso não lhe parece no mínimo curioso? Enquanto oito mandamentos iniciam com a palavra: Não; o quarto inicia chamando-nos à atenção para o ato de lembrar alguma coisa. Vamos considerar o fato de que DEUS não faz absolutamente nada por acaso. Em tudo o que faz há um propósito.

 Então, devemos entender porque e, para que lembrar.

  1. Lembra-te do dia de sábado para o santificar”. Veja, o principal motivo é: SANTIFICAR. O princípio ensinado neste mandamento é o da SANTIDADE. DEUS escolheu um dia, na sua Onisciência, para estar pessoalmente com os Seus filhos em tempo integral. Após a criação, antes do pecado, Ele os visitava, todos os dias, ao pôr do sol, na viração do dia (Gênesis 3: 8). Mas, no sábado, Ele queria estar com Seus filhos o dia inteiro. Dando-lhes a oportunidade para que o conhecessem, e o amassem.  Este mandamento nos ordena a lembrar, para não esquecer. DEUS sabia que o homem esqueceria Sua SANTIDADE. Esqueceria que Ele é o CRIADOR dos Céus e da Terra e de tudo o que neles há. Mas, quando se esquecesse, DEUS também nos ordena LEMBRAR quem Ele é. Lembrar nossa origem, que não viemos a este mundo por acaso, nem somos descendentes de macacos, ou de um verme qualquer ou, o resultado de uma explosão ou apenas do acaso. Lembrar que somos de origem divina, que saímos diretamente das mãos do Criador.
  2. Nesse mandamento DEUS nos concede uma bênção para todos os dias, se formos obedientes: “Seis dias trabalharás, e farás todo teu trabalho, mas…”.  Há uma diferença entre a bênção para os seis dias, para a bênção do sétimo dia. Deus promete um trabalho abençoado cada dia. E promete a bênção do descanso no sétimo dia. Nesse caso, o sábado é a própria bênção. Sábado (SHABBAT), significa descanso. O sábado é o descanso de DEUS para Seus filhos. E é uma prévia e símbolo do descanso que Deus tem preparado para Seus filhos na eternidade (Isaias 66: 22, 23; Hebreus 4: 4; 1 – 11).
  3. Na bênção sabática, Deus não deseja deixar ninguém de fora; inclui a todos, e, pasmem, nem mesmo os animais! Diz: “Nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem o teu animal, nem o teu forasteiro das tuas portas para dentro”. Deus é simplesmente maravilhoso! Ele não faz nenhuma diferença entre pessoas e vela até pelos animais. Jesus demonstrou seu cuidado até pelas aves mais simples (Mateus 6: 26). A família é protegida e abençoada nesse dia, os forasteiros, ou, estrangeiros, significa que todas as pessoas, independente de raça, cor, ou condição social são alcançados. Só precisam estar das portas para dentro. Ou seja, só precisam aceitar a bênção!
  4. O sábado não é coisa de Judeu. Quando Deus criou o mundo, criou também o descanso sabático. Desde a primeira semana da criação, ele está presente. Deus não criou um povo judeu e lhes deu o sábado para guardar como uma relíquia que deveria ser escondida e usada somente por ele. Ao contrário, na pessoa de Adão e sua esposa, Eva, criou toda a humanidade e lhes deu o “descanso”, como um presente, uma bênção a ser usufruída por cada ser humano. Um dia de oportunidade para santificar-se na presença do Criador; para conhecê-lo, amá-lo e servi-lo.
  5. “… em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou”. Há um motivo específico para Deus escolher este, como o dia de descanso, de adoração e comunhão plena com Ele. Foi neste dia que Ele completou Sua obra de Criação neste planeta. Então este dia lembra a toda à humanidade que Ele, e não outro é O Criador e mantenedor de todas as coisas. Este é o dia de comemorar junto com Ele as maravilhas do Seu infinito poder, sabedoria e amor. Portanto, este dia tornou-se o símbolo de união com Seus filhos, o selo de garantia do Seu amor e o sinal da Aliança eterna com Seus filhos fiéis (Gênesis 2: 1 – 3; Êxodo 20: 8 – 11; 31: 13, 16, 17; Isaias 56: 4 – 8; 58: 13 e 14; Ezequiel 20: 12 e 20; Marcos 2: 27 e 28; Lucas 4: 16; 23: 54 – 56; Apocalipse 12: 17; 14: 12).
  6. “… por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. Veja: Deus apresenta os motivos pelos quais fez Sua escolha e deu este dia como a bênção do descanso físico e espiritual. Foi o dia que Ele descansou, e, portanto, o abençoou. É certo que DEUS não se cansa, Ele é DEUS! Seu descanso foi apenas o modelo, o exemplo. Como um bom pai que deixa suas pegadas para serem seguidas por seus filhos. Foi exatamente isso o que Ele fez quando esteve em forma humana, neste mundo. Tudo o que ensinou, antes, deu o exemplo. “A Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”. Filipenses 2: 8.
  7. Não encerramos aqui este tema. Voltaremos a ele, noutro momento; então o estudaremos mais detidamente.

O quarto mandamento ensina o princípio da SANTIDADE. Revela-nos, que DEUS é o Criador e também é o nosso Redentor.  Nele aprendemos que podemos estar na presença de DEUS e ter um dia inteirinho de comunhão com Ele, como Pai e filhos. Esta é uma experiência oferecida para toda a humanidade.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *