A Lei de Deus – 3º mandamento

A LEI DE DEUS – 3º MANDAMENTO.

ÊXODO 20: 7.

Não tomarás o nome do SENHOR, teu DEUS, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” Êxodo 20: 8.

A Lei de DEUS é um muro de proteção à volta dos Seus filhos. Seria muito fácil para o Rei do universo, colocar um anjo à disposição para proteger e guardar cada um dos Seus filhos; para não permitir que tropeçassem; não fossem tentados, ou mesmo cair em qualquer tentação. Mas, imagine, se isso acontecesse, nós Seres Humanos, não passaríamos de filhos mimados, superprotegidos, e jamais estaríamos preparados para enfrentar qualquer dificuldade.

Imagine pais que criam seus filhos em extrema proteção; sem deixar pisar no chão, sem deixar fazer qualquer coisa que tenha riscos. Não deixar sair pra nenhum lugar, ou comer qualquer coisa que não seja preparado por suas mãos. Tivessem que acompanha-los para todos os lugares para nada de ruim lhes acontecer; amigos, escolhidos a dedo! Que tipo de homens e mulheres seriam seus filhos? E, como enfrentariam a vida longe dos pais? Não é muito mais maduro ensinar aos filhos o que é certo e o que é errado? Dá-lhes a oportunidade de aprender com seus erros, com suas quedas e tropeços? Ensiná-los que suas decisões trazem consequências e, portanto, deverão aprender a fazer as melhores escolhas?

É exatamente isso o que DEUS faz. Ele nos deixou todas as orientações registradas em Sua Palavra, e Sua Lei Moral, como código de honra. Anjos estão sim, à volta dos Seus filhos (Salmos 34: 7), mas nada podem fazer, se as escolhas forem erradas. Ao seguir Seus princípios de amor e justiça contidos em Sua Lei, estamos escolhendo Sua proteção e cuidados paternais.

No primeiro mandamento aprendemos o princípio da LEALDADE e no segundo, o princípio da ADORAÇÃO. No terceiro, aprenderemos o princípio da REVERÊNCIA.

3º MANDAMENTO – “Não tomarás o nome do SENHOR teu DEUS em vão…” – REVERÊNCIA ao nome de DEUS, este é o princípio ensinado neste mandamento. Normalmente, ao se falar dele, pensamos no ato de falar de maneira frívola, leviana e descuidada; Ou usar Seu nome em conversas de baixo calão, etc. No entanto, gostaria de chamar a atenção para algo muito mais sério, profundo e significativo.

A questão não é somente falar no nome de JAVÉ, de maneira inapropriada, esse é o menor dos males. Pense que o nome de uma pessoa, representa sua identidade, é quem ela é no meio em que vive. Usar mal o nome de alguém, em um lugar desconhecido, isso não fará muita diferença para ela. Mas, falar mal para pessoas conhecidas, isso pode fazer uma diferença terrível. Ao falar do nome, é falar do caráter. E, se o que for falado, não corresponder com a verdade, às consequências podem se tornar cruéis. 

Então, se alguém que não tem o conhecimento de DEUS, que vive de forma completamente contrária à Sua vontade, usar mal Seu nome, isso não causará muito impacto para os que o conhecem, às vezes, pode até parecer engraçado! No entanto, alguém que se diz cristão, falar, ou viver de forma contrária ao que ensina, então sim, causará um impacto muito negativo ao nome de DEUS, a quem diz representar. Usar o nome de DEUS como cristão, mas desonra-lo através de um modo, ou estilo de vida, contrário ao que Ele propôs, isto é a maior irreverência ao Seu nome. Portanto, quando DEUS diz, no terceiro mandamento, que não tem por inocente, aquele que toma o Seu nome em vão, está dizendo que a maior e melhor forma de REVERENCIÁ-LO, é obedecendo aos Seus mandamentos, seguindo os princípios de Sua palavra e vivendo com o propósito para o qual Ele o chamou.

Como cristãos fomos chamados para servir. Para mostrar ao mundo quem Ele é, o que fez e faz por nós, e o mais importante, o que Ele fará, se nós o permitirmos. Mas, como o mundo o conhecerá, depende somente daqueles que dizem conhece-lo. O testemunho será verdadeiro, se as palavras apenas confirmarem o que dizem as atitudes. O mundo verá a DEUS da maneira como nós o apresentarmos. Então, sim, somos o reflexo da Graça de DEUS. Se Ele me transformou, poderá também transformar aqueles que me observam.

Conta-se que em certa campanha para conquistar novas terras, Alexandre, o Grande, estava sem sono em sua tenda, então saiu para ver o acampamento. Acontece que, em certo ponto viu um das sentinelas dormindo no posto. Aproximou-se e perguntou: Soldado, qual seu nome? Despertando assustado e dando de cara com o comandante, ajeitou sua postura, e respondeu baixinho, muito envergonhado: Alexandre senhor! Novamente e com mais firmeza, o comandante perguntou: Qual seu nome soldado? Ao que respondeu um pouco mais alto e muito envergonhado: Alexandre senhor! Não contente com a resposta o comandante pergunta quase gritando: Qual seu nome soldado? Agora com postura de soldado, responde no mesmo tom: ALEXANDRE SENHOR! Agora o comandante baixando o tom, depois de uma pausa, diz: Soldado, ou você muda de atitude, ou então, muda de nome!

REVERÊNCIA diante da presença de DEUS e ao SEU NOME, é o princípio que define o terceiro mandamento. Se, desejamos ser cristãos, também devemos viver como cristãos. Devo seguir os passos de Jesus, na obediência, no amor e no serviço.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *