Deus é Ação Ainda Quando Não Se Perceba ou Entenda!

AUTOR: Jessé Vitorino da Silva Júnior

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Teólogo com pós-graduação em Ciências da Religião

TEMA: A peculiaridade ímpar da Misericórdia. Na Misericórdia.

PALAVRAS-CHAVE: Ide, Pródigo, Pai, Pastor, ovelha, Jonas, Conscientização, Onipotência.

13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Mateus 9

Conversa despretensiosa entre conhecidos.

1.

O interessante da Misericórdia pode ser visto na parábola do Pródigo:  pai não foi atrás do filho, no exterior. Mas aguardou! Conhecia o seu filho e esperou. O filho poderia ter-se perdido para sempre, porém o pai o aguardou. Nós não podemos “abrir a cabeça das pessoas” (infundir forçar, não, mas incutir, germinar juízo) e afirmar-lhes de que suas dores de cabeça |(sintomas do Pecar) passarão com uma simples aspirina (religião). Porque a enfermidade é um câncer cerebral (Pecado). E somente o sangue de Jesus é a cura!

… Pecados…. Os mais perigosos, os sutis, tão bem guardados, disfarçados, ocultados e diariamente degustados apreciados (com ou sem culpa). Entre segredos, velados!

A restauração vem pela Graça, mediante a Fé!

O Pai do Filho pródigo, não vai atrás dele com os pés, mas com o coração. Aguardando. Confiando que haverá uma iluminação naquele filho, no momento confuso.

2.

O bom pastor deixa todas suas ovelhas coesas, coerentes, e segue em busca de uma única, a desgarrada. Este vai atrás!

Na parábola de um pastor bom, ele vai atrás, procura a desgarrada. Gasta passos. No entanto o texto não destaca um pastor que force a ovelha a retornar. Espera-se. Deduz-se. Mas isto não está explícito. Implícito, conjecturável, possível, sim! Conclusão em alegoria.  

Livre arbítrio é entender a sutileza deste arbítrio livre repleto de sequencias das mais inesperadas, vezes, incontidas inúmeras incontroláveis!

3.

O ide confuso de Jonas (judeu), a princípio, não se entende com Deus, porque as perspectivas de Deus não se prendem a nacionalismos humanos. Nínive (gentia) é repleta de almas a serem resgatadas. Podem se utilizar de nacionalismos (estas divinas expectativas), mas espirituais. Afinal, tudo é Criação.

Jonas pecou em não aceitar a decisão de Deus (aquele sem pátria, hino, bandeira, fronteira) de que um judeu (Jonas) pregar arrependimento de pecados e conversão, condições para Salvação, a outros que não aqueles a quem se considera por merecedores da atenção da divindade… Deus não força Jonas, pois no enredo da história o peixe deposita, larga Jonas na praia, vivo, ainda passivo de confabulações. Deus influenciou Jonas? Sim! Mas a percepção vai até Jonas pela conscientização através da fé, entendendo a Graça de Deus, em estender a Salvação a quem Deus deseje!

Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade. E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira. Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou. E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte. 10 E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;

11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Jonas 4

4.

A Misericórdia está em amar, não por misericórdia, entretanto por Amor!

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

1 João 4

Misericórdia não define Deus, no entanto é e está, é atributo, emanação, uma das estampas de Deus!

Misericórdia é propagação do Amor!

Deus é amor. E na Cruz, ama!

Quem ama, com Deus está e em misericórdia se faz.

Como o brilho do sol nos alcança, a misericórdia, Deus nos destaca!

Tem misericórdia de mim, ó Deus,
segundo a tua benignidade;
apaga as minhas transgressões,
segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade
e purifica-me do meu pecado.

Salmos 51 nos versos 1 a 2

.O.

JESUS VEM! PREPARA-TE! ARREPENDIMENTO DE PECADOS E CONVERSÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *